A Ray-Ban é expert em produzir óculos clássicos. Com mais de 80 anos de história, a label norte-americana se tornou referência em alta qualidade, elegância e funcionalidade, sendo responsável por ícones de estilo, como o modelo Clubmaster, Aviador, Round e Wayfarer.

Essas três características fazem com que os óculos Ray-Ban sejam adorados até hoje e desejo de consumo de quem busca um modelo atemporal, com estilo e de alta durabilidade.

Um dos modelos mais requisitados da marca é o óculos Clubmaster, que nasceu nos anos 50 e foi por duas décadas o preferido de intelectuais e seguidores da moda. Neste post, vamos te contar mais sobre o icônico óculos da Ray-Ban e te ajudar a escolher um para completar sua coleção!

O Ray-Ban Clubmaster

O modelo de armação superior grossa e borda inferior fina chegou ao mercado na década de 50 como óculos de grau e logo de cara fez sucesso. Ao contrário do que se imagina, ele não foi uma criação da Ray-Ban, e sim de uma marca pouco conhecida, a American Optical Sirmonts. Vendo a popularidade do estilo, a label norte-americana lançou o Clubmaster em lentes solares.

O modelo foi responsável por metade das vendas de óculos nos anos 50. Todos queriam um Clubmaster, que passava uma mensagem intelectual e de austeridade. Nas duas décadas seguintes, porém, o frisson reduziu.

Ele só voltaria a ser popular em meados dos anos 80, impulsionado pelo ator Bruce Willis, que sempre aparecia usando o modelo na comédia de tevê “Moonlight” (“A Gata e o Rato”, no Brasil). Foi o suficiente para que ele voltasse a ser sucesso imediato, tornando-se um clássico incontestável.

modelo-clubmaster

Bruce Willis usa o modelo Clubmaster da Ray-Ban. Foto: Reprodução/ABC

A evolução do óculos estilo Clubmaster

Nos anos 90, o modelo permaneceu em alta e disparou em popularidade com aparições em dois filmes em especial: “Malcom X” (1992), com Denzel Washington como protagonista, e “Um Dia de Fúria” (1993), com Michael Douglas.

Foi nos anos 2000, com a premiada série “Mad Men” que o óculos modelo Clubmaster deixou para trás a imagem conservadora para se tornar símbolo do mood retrô-chic.

modelo-clubmaster

Em sentido horário: Michael Douglas, Denzel Washington e Richard Sommer.

O estilo ainda é mais formal do que o Aviador e o Wayfarer, por exemplo, mas as coleções atuais inseriram novos elementos que tornaram o modelo jovem e descontraído.

A Ray-Ban divide a linha Clubmaster em seis versões:

  • Classic
  • Metal
  • Fleck
  • Color Mix
  • Aluminum
  • Flash Lenses

Clubmaster Classic

O modelo clássico é retrô, atemporal e tem design inconfundível. É fabricado atualmente em três versões com armações pretas e na estampa tartaruga. Em todos, as lentes são as verdes G-15, que absorvem 85% da luz visível e bloqueiam a maior parte da luz azul. Entregam uma visão natural, porque não alteram as cores que vemos ao nosso redor. Curiosidade: as G-15 foram desenvolvidas originalmente em 1937 para uso militar.

Clubmaster Metal

Nesta atualização, o modelo entrega um look contemporâneo com armações em metal com acabamento fosco ou brilhante. Estão disponíveis em lentes verdes clássicas, espelhadas e degradê em marrom, roxo, azul, cinza, e bordô.

As lentes gradientes, segundo a marca, fazem uma transição suave de uma cor sólida para uma quase transparente. Aparecem em nuance única ou bicolor.

Clubmaster Fleck

A linha Fleck é feita em acetato de alta qualidade e acrescenta um toque novo e autêntico ao modelo clássico. As armações mesclam duas ou mais cores, como: cinza + violeta + preto, azul + marrom + preto, além da estampa tartaruga.

Clubmaster Color Mix

As armações premium do Clubmaster recebem um mix de cores nesta versão. No tom cinza, a lente é espelhada em marrom e prata; e na opção de armação vermelha, as lentes gradientes fazem transição entre rosa e violeta.

Clubmaster Aluminum

A era do alumínio chega ao óculos Clubmaster! O modelo combina durabilidade e leveza no design consagrado há quase sete décadas. A armação é prateada e escovada, em uma atualização para visuais urbanos, e as lentes são degradês.

Clubmaster Flash Lenses

A linha é específica para lentes espelhadas, caracterizadas por reduzir o brilho para conforto visual – experimente usá-las para olhar para superfícies claras, como um chão coberto de neve.

A linha Flash Lenses conseguiu reunir em um produto a atemporalidade e o apelo fashionista.

Clubmaster + Round = Clubround

A popularidade do modelo Clubmaster e o estilo do Ray-Ban Round resultaram em um novo modelo da marca: o Clubround.

O óculos tem a armação superior do Clubmaster e o shape redondo do Round. É a solução ideal para quem ama as lentes redondas, mas não quer abrir mão da sofisticação e do charme retrô do ícone 50s da Ray-Ban.

modelo-clubmaster

Modelos Clubmaster e suas variações.

Clubmaster é para todos (as)!

As variações do modelo clássico do Clubmaster o tornaram um acessório ainda mais democrático e fácil de inserir em estilos esportivos, vintages, elegantes e urbanos. As armações coloridas, por exemplo, podem se tornar o ponto de destaque em um look básico, enquanto as lentes espelhadas levam modernidade para um outfit athleisure.

O modelo, tanto solar quanto de grau, se encaixa perfeitamente em rostos de formatos quadrados e retangulares, equilibrando e valorizando os traços.

modelo-clubmaster-sol

1. Ray-Ban Clubmaster Classic RB3016L W0366-51
2. Ray-ban Clubmaster Metal RB3716 900851-51
3. Ray-Ban Blaze Clubmaster RB3576N 043/E4-41
4. Ray-Ban Clubround Classic RB4246 901-51

A linha Clubmaster com lentes de grau leva informação de moda para um acessório que, em primeiro lugar, precisa ser funcional. A variedade de cores permite que você consiga encontrar o que melhor se adapta ao seu tom de pele.

modelo-clubmaster-grau

1. Ray-Ban Clubmaster RX5154 5884-51
2. Ray-Ban Clubmaster Rx5154 2077-51
3. Ray-Ban Clubmaster Rx5154 2001-51
4. Ray-Ban Clubround RX4246V 5749-49

O modelo Clubmaster se tornou ícone de estilo e personalidade para homens e mulheres. As variações de cores em lentes e armações o tornaram um acessório fácil de combinar e indicado para qualquer ocasião.

Leve um Clubmaster para casa! A Officina 7 é uma loja virtual que trabalha com Ray-Ban e as marcas de eyewear mais confiáveis do mercado. Clique no banner e adicione o modelo na sua coleção!

modelo-clubmaster

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*