Cada pessoa é única, seja pelo tom de pele ou tipo de cabelo. Por isso, nem tudo que visualmente combina com determinada pessoa, vai ficar bom para outra, e vice-versa.

De acordo com a colorimetria da pele, todos os seres humanos são únicos e possuem não apenas um tom – que pode ser claro, médio e escuro -, mas também um subtom, podendo ser frio, quente ou neutro.

Quem nunca comprou uma base errada e teve que jogar fora porque ficou escura ou clara demais na pele? Ou tentou usar a cor de blush do momento, mas na hora de aplicar não obteve o resultado esperado? Diante dessas situações, encontrar a resposta para a pergunta “qual cor combina comigo” pode ser muito útil. Confira!

Quais cores te favorecem?

Para identificar quais cores te favorecem, é preciso entender sobre tom e subtom da pele. Esse tema é complexo, principalmente para quem estuda colorimetria e sempre aprimora esse conhecimento, como os profissionais da área capilar ou maquiadores.

De modo geral, podemos dizer que o tom é a primeira cor que enxergamos. Ele é classificado pela escala de tons mais perto do branco ou do preto (claro e escuro).

qual cor combina comigo

Foto: Tamara Bellis

O subtom é a cor de fundo da cútis (amarelado, esverdeado, neutro e azulado). Para descobrir se sua pele harmoniza com cores quentes, frias ou neutras, faça o teste básico da derme. Pegue acessórios que você tem em casa, vista-os e compare qual tom combina melhor com a sua pele.

Acessório prata: cores frias.
Acessório dourado: cores quentes.
Ambos: cores neutras.

qual cor combina comigo

As cores frias são tons de azul e rosa, já as cores quentes consistem em tons de amarelo e laranja. Cores neutras são a mistura do quente com o frio, como cinza, bege, marrom e verde.

Armação ideal de acordo com a pele e o cabelo

Os óculos de grau deixaram de ser apenas um acessório para corrigir a visão, ganhando status fashion. Porém, escolher a armação pode se tornar uma tarefa difícil quando não sabemos qual cor mais combina conosco. Assim como o formato do óculos, que deve ser adequado ao rosto, as cores do acessório podem realçar a beleza ou pesar no visual.

Para ajudar com essa decisão, listamos algumas dicas básicas de combinação de cores. Lembre-se, essas regras podem ser consideradas na escolha da armação, mas a decisão final depende da sua personalidade e estilo!

Pele branca: harmoniza com tons quentes e rosados; o metal dourado e o bronze também combinam com a pele.

qual cor combina comigo

qual cor combina comigo

Pele média: combina com praticamente todas as cores. Para aparência discreta, recomendamos armação preta, azul, bronze ou vermelha.

qual cor combina comigo

qual cor combina comigo

Pele negra: é aconselhável o uso da armação clara ou escura, como branca, verde ou marrom.

qual cor combina comigo

qual cor combina comigo

Cabelo castanho escuro: aconselhamos óculos de armação escura, como preto, vinho, ou tom frio, como o prata.

qual cor combina comigo

qual cor combina comigo

Cabelo castanho claro: madeixas dessa tonalidade harmonizam com marrom, tartaruga, cobre, dourado e bronze.

qual cor combina comigo

qual cor combina comigo

Cabelo ruivo: aconselhamos nuances que se aproximam do tom do cabelo, como armação coral, pastel, vermelha e laranja.

qual cor combina comigo

qual cor combina comigo

Cabelo loiro: para quem possui madeixas dessa cor, recomendamos o uso de cores quentes, como laranja, dourado ou também tons de violeta e rosa.

qual cor combina comigo

qual cor combina comigo

Cabelo cinza: mechas acinzentadas combinam com óculos transparente, azul e metal fosco.

qual cor combina comigo

qual cor combina comigo

Continentes são ricos em diversidade! Em cada lugar, encontramos comunidades que se diferem, seja na cor da pele e do cabelo, nos costumes, nas tradições e na etnia. O Brasil por exemplo, é riquíssimo em miscigenação de povos e devido a isso os brasileiros, de modo geral, são considerados mundialmente uma das populações mais belas e diversificadas da terra. Não é à toa que as top models mais bonitas e bem-sucedidas do mundo são brasileiras.

Diante de tantas variações genéticas, uma artista brasileira se inspirou e criou uma sessão fotográfica intitulada de Humanae Project, inspirada na escala de tonalidades da Pantone, empresa que é referência mundial em controle e especificação de cores. As fotos revelam os diferentes tons de pele dos seres humanos.

Agora que você aprendeu um pouquinho sobre o que é colorimetria e também conferiu quais cores são mais indicadas de acordo com tom da pele e do cabelo, escolha a armação perfeita para você na Officina 7, loja virtual líder no segmento, com as melhores marcas do mundo.

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*