Óculos de sol são indispensáveis! Assim como o protetor solar deve ser usado todos os dias para proteger a pele, as lentes protetivas devem ser usadas para que os raios solares não agridam a visão, mesmo em dias nublados.

Certamente você já deve saber da importância de usar óculos de sol todos os dias, no entanto, você sabe se a proteção dos óculos tem data de validade? Essa curiosidade é muito comum entre usuários e amantes das lentes escuras.

tendencias-oculos-de-sol-2020

Neste post, vamos desmistificar esse assunto. Ficou curiosa(o)? Descubra agora!

Óculos de sol têm prazo de validade?

Sim. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo em 2014, o contato dos raios ultravioletas pode enfraquecer a proteção das lentes, por isso, os óculos devem ser trocados depois de dois anos contínuos de uso.

Para medir, os cientistas da USP criaram o primeiro totem do mundo capaz de verificar a proteção ultravioleta dos óculos de sol.

protecao-oculos-de-sol

Basta colocar a armação em um local indicado pelo equipamento, que, em poucos segundos, ele identifica a categoria dos óculos, o grau de escurecimento das lentes, a proteção ultravioleta e se é adequada para diferentes situações.

Além da proteção contra os raios solares ser comprometida, a exposição ao sol pode acelerar os danos físicos nos óculos, causando arranhões e rupturas com mais facilidade.

O que acontece ao usar óculos sem proteção?

Lentes danificadas não bloqueiam totalmente os raios ultravioletas. Os cientistas da USP alertam as pessoas que moram em países tropicais, como o Brasil, que tem maior emissão de radiações UV: nesses casos, a troca dos óculos de sol deve ser mais frequente.

Usar lentes falsificadas e sem proteção aumenta os riscos de danos nas córneas e pode acarretar problemas irreversíveis à visão.

Além disso, os óculos de sol não protegem somente a visão, mas também a pele ao redor dos olhos, que é mais fina e extremamente sensível, comparada ao restante da face e do corpo.

Passar protetor solar perto dos olhos não é indicado, afinal, se o produto entra em contato com os olhos, pode arder e causar irritações, por isso os óculos são tão essenciais.

Doenças causadas pela exposição excessiva de luz

  • Câncer na pálpebra: pode apresentar inchaço, mudança da textura e espessura, queda dos cílios e olhos permanentemente vermelhos.
  • Queimadura de córnea: da mesma forma que o sol queima a pele, a córnea pode ser prejudicada. Pode ocorrer degeneração macular, melanoma da conjuntiva, entre outros sintomas.
  • Catarata: é um problema de visão mais popular, no entanto poucas pessoas sabem que é causada pelo excesso de luz. O sintoma principal é visão embaçada e, em casos mais graves, pode levar à cegueira.

Usar óculos de sol todos os dias é tão importante quanto passar protetor solar. Eles são essenciais para a saúde dos olhos, mas, ao mesmo tempo que devemos usá-los, expor o acessório aos raios solares pode causar danos físicos à peça.

A luz solar danifica a lente e reduz a proteção contra raios UV. Troque seus óculos escuros periodicamente para assegurar a saúde da sua visão.

Gostou do conteúdo? Não deixe de ler o guia de estilo feminino para escolher a armação que mais combina com o formato do seu rosto. Clique no banner e baixe gratuitamente!

armação de óculos formato do rosto

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*