Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

A proteção dos óculos de sol tem validade? Descubra aqui

Reading Time: 3 minutes

Óculos de sol são indispensáveis! Assim como o protetor solar deve ser usado todos os dias para proteger a pele, as lentes protetivas devem ser usadas para que os raios solares não agridam a visão, mesmo em dias nublados.

Certamente você já deve saber da importância de usar óculos de sol todos os dias, no entanto, você sabe se a proteção dos óculos tem data de validade? Essa curiosidade é muito comum entre usuários e amantes das lentes escuras.

Neste post, vamos desmistificar esse assunto. Ficou curiosa(o)? Descubra agora!

Óculos de sol têm prazo de validade?

Sim. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo em 2014, o contato dos raios ultravioletas pode enfraquecer a proteção das lentes, por isso, os óculos devem ser trocados depois de dois anos contínuos de uso.

Para medir, os cientistas da USP criaram o primeiro totem do mundo capaz de verificar a proteção ultravioleta dos óculos de sol.

protecao-oculos-de-sol

Basta colocar a armação em um local indicado pelo equipamento, que, em poucos segundos, ele identifica a categoria dos óculos, o grau de escurecimento das lentes, a proteção ultravioleta e se é adequada para diferentes situações.

Além da proteção contra os raios solares ser comprometida, a exposição ao sol pode acelerar os danos físicos nos óculos, causando arranhões e rupturas com mais facilidade.

O que acontece ao usar óculos sem proteção?

Lentes danificadas não bloqueiam totalmente os raios ultravioletas. Os cientistas da USP alertam as pessoas que moram em países tropicais, como o Brasil, que tem maior emissão de radiações UV: nesses casos, a troca dos óculos de sol deve ser mais frequente.

Usar lentes falsificadas e sem proteção aumenta os riscos de danos nas córneas e pode acarretar problemas irreversíveis à visão.

Além disso, os óculos de sol não protegem somente a visão, mas também a pele ao redor dos olhos, que é mais fina e extremamente sensível, comparada ao restante da face e do corpo.

Passar protetor solar perto dos olhos não é indicado, afinal, se o produto entra em contato com os olhos, pode arder e causar irritações, por isso os óculos são tão essenciais.

Doenças causadas pela exposição excessiva de luz

  • Câncer na pálpebra: pode apresentar inchaço, mudança da textura e espessura, queda dos cílios e olhos permanentemente vermelhos.
  • Queimadura de córnea: da mesma forma que o sol queima a pele, a córnea pode ser prejudicada. Pode ocorrer degeneração macular, melanoma da conjuntiva, entre outros sintomas.
  • Catarata: é um problema de visão mais popular, no entanto poucas pessoas sabem que é causada pelo excesso de luz. O sintoma principal é visão embaçada e, em casos mais graves, pode levar à cegueira.

Usar óculos de sol todos os dias é tão importante quanto passar protetor solar. Eles são essenciais para a saúde dos olhos, mas, ao mesmo tempo que devemos usá-los, expor o acessório aos raios solares pode causar danos físicos à peça.

A luz solar danifica a lente e reduz a proteção contra raios UV. Troque seus óculos escuros periodicamente para assegurar a saúde da sua visão.

Gostou do conteúdo? Não deixe de ler o guia de estilo feminino para escolher a armação que mais combina com o formato do seu rosto. Clique no banner e baixe gratuitamente!

armação de óculos formato do rosto

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio