Os pais estão sempre preocupados se os óculos das crianças estão cumprindo com a função esperada. Se as lentes de grau estão corrigindo a miopia ou o astigmatismo, e se os de sol protegem, de fato, a visão.

É uma preocupação válida, até porque o sistema ocular dos pequenos está em desenvolvimento, e a exposição à radiação UV sem proteção pode ter efeitos prejudiciais cumulativos na visão.

A escolha do óculos infantil de sol e de grau deve levar em consideração a funcionalidade, mas também a estética. Sem contar que a armação deve ser bem ajustada ao rosto e feita de um material resistente a quedas.

Preparamos um post com dicas valiosas para que você possa escolher o melhor óculos infantil de grau e de sol. Confira!

Materiais, cores e design

No momento da compra, duas características devem ser consideradas como prioridade: durabilidade e conforto.

Assim como nas linhas de óculos adultos, as armações infantis são em metal e acetato e com formatos diversos: redondo, retangular, quadrado, esportivo e gatinho.

O material de um óculos infantil, tanto de grau como de sol, deve ser resistente, flexível e capaz de suportar impactos. Escolha superfícies hipoalergênicas e fáceis de limpar. Especialistas recomendam evitar armações com bordas e cantos proeminentes.

Óculos de grau infantil

As crianças adoram usar óculos descolados e estilosos! É por isso que os óculos de grau infantis devem ir além da função corretiva, e serem acessórios divertidos e modernos, permitindo que as crianças se expressem pelas características das armações. Respeitando esse conjunto de cuidados, a experiência de uso dos óculos será sempre positiva.

Para os óculos de grau, uma relação importante é a altura e o formato da armação x o grau de miopia, hipermetropia e astigmatismo que será corrigido pela lente. Pergunte sempre ao oftalmologista qual é o modelo ideal.

O encaixe da armação no rosto precisa ser perfeito, caso contrário o óculos pode cair. Outro agravante é que a criança pode desenvolver o hábito de olhar por cima da lente em vez de empurrar a armação de volta ao lugar certo.

Tenha sempre um par extra de óculos guardado em casa para uma situação emergencial. Isso é ainda mais importante quando o seu filho precisa de uma correção intensa na visão.

Veja só alguns modelos infantis na loja virtual da Officina 7:

oculos-crianca

1. Óculos de grau Carrera infantil Carrerino 63 TCB-49
2. Óculos de grau Polaroid infantil PLD D814 R6S-45
3. Óculos de grau Guess infantil GU9164 072-47
4. Óculos de grau Oakley infantil Steel Plate XS OY3002 01-48

Óculos de sol infantil

Crianças a partir dos 10 anos já podem usar óculos infantil de sol. Antes dessa idade, especialistas afirmam que o uso da lente escura pode comprometer o desenvolvimento da visão.

Os óculos para crianças devem ter lentes capazes de bloquear ao menos 99% da radiação ultravioleta (UV) e serem, de preferência, em policarbonato, que são inquebráveis e evitam acidentes.

Confira alguns modelos de óculos de sol infantil feminino e masculino:

oculos-crianca

1. Óculos de sol HB H-Bomb Teen 90124 Matte Black Lucky Green Gray 656/00
2. Óculos de sol Ray Ban infantil hexagonal RJ9541SN 263/E4-44
3. Óculos de sol Ray Ban infantil RJ9064S 70218G-44
4. Óculos de sol Ray Ban infantil aviador RJ9506S 223/13-50

Dicas para escolher óculos para crianças

As armações de óculos para crianças devem receber um ajuste preciso para evitar quedas e desconforto. Além disso, é ideal que sejam trocadas com mais frequência – se comparadas com as de um adulto – para garantir sempre um encaixe perfeito no rosto, evitar incômodos e, consequentemente, que o óculos fique jogado na gaveta, sem uso.

O ideal é equilibrar a função do óculos às tendências de moda. Veja dicas para uma escolha assertiva:

Distância entre as lentes

Óculos com muito espaço entre as lentes pode escorregar e cair do rosto.

Apoio no nariz

Evite os modelos que tenham aquelas borrachinhas transparentes que ficam apoiadas no nariz. Se as plaquetas não estiverem perfeitamente ajustadas, o óculos pode cair e ficar desalinhado, provocando desconforto. Sem contar que a criança ainda não tem a base nasal desenvolvida, o que dificulta o apoio da armação.

Fitas de silicone e elástico para óculos infantil

É um acessório que mantém o óculos firme e ainda evita que a criança o perca com facilidade.

Hastes com molas

As hastes que possuem dobradiças de mola costumam ser mais resistentes. A falta de cuidado ao colocar e retirar os óculos pode desregular o ajuste da armação e causar danos. A mola pode deixar a peça um pouco mais resistente.

Use as nossas dicas para acertar no modelo de óculos de grau e de sol das crianças! Está em busca de uma armação para os pequenos? A loja virtual da Officina 7 só trabalha com marcas de qualidade, que vão proteger a visão dos seus filhos.

Clique no banner para conferir os modelos especiais para o público infantil!

oculos-crianca

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*