9 alimentos que melhoram a visão e como inseri-los na rotina
Não há dúvidas de que a alimentação saudável ajuda a manter o organismo em pleno funcionamento. No caso da saúde dos olhos, existe uma série de alimentos que fazem bem para a visão e previnem o surgimento de doenças mais graves.
Inseri-los em sua rotina é uma forma de fortalecer o sistema imunológico e, de quebra, provar pratos nutritivos, coloridos e saborosos. Continue a leitura e conheça nove alimentos que melhoram a visão!
1. Peixes
Sardinha, salmão, atum, bacalhau e outros peixes de água salgada são alimentos com ômega-3, vitaminas e ácidos graxos, o que significa que estimulam a circulação sanguínea e aumentam a quantidade de oxigênio nas estruturas oculares.
Ao consumi-los, você previne o envelhecimento precoce das células e evita reações alérgicas, coceiras e irritações na retina.
Como consumir
Pratos assados, sopas, tortas, patês, sanduíches e aperitivos são apenas algumas das opções para inserir no cardápio!
2. Ovos
O principal benefício está presente nas gemas, que são ricas em luteína e zeaxantina, nutrientes com forte ação antioxidante. A longo prazo, tais componentes diminuem os danos celulares e reduzem os riscos de doenças da retina, como a degeneração macular.
Como consumir
Os caminhos são muitos – desde omeletes a farofas –, mas é preciso atentar-se aos níveis de gordura das refeições.
3. Cereais
São alimentos capazes de melhorar a visão e prevenir a catarata, enfermidade que afeta parcialmente a imagem na retina. Também são fontes importantes de manganês, um mineral com altas propriedades antioxidantes.
Como consumir
Encontrados em farinhas, massas, pães, grãos e biscoitos variados, os cereais mais indicados são os integrais.
4. Oleaginosas
Frutos secos e oleaginosas são alimentos ricos em vitamina e funcionam como antioxidantes naturais, também combatendo doenças oculares. Dentre as opções, as mais recomendadas são as nozes, as amêndoas, o amendoim, a castanha-de-caju e a castanha-do-Pará.
Como consumir
Além de ser base para a produção de leites, farinhas e manteigas, as oleaginosas compõem receitas de granolas, bolos, pães e doces variados.
5. Folhas verdes
Verduras com folhas mais escuras, como a couve, o brócolis e o espinafre, são indispensáveis na rotina alimentar. Suas pigmentações são ricas em vitaminas antioxidantes, têm ação anti-inflamatória e possuem uma grande quantidade de carotenoides, responsáveis pela percepção das cores e do brilho.
Como consumir
Prepare saladas, refogados, caldos e omeletes deliciosos com as folhas mais verdes que encontrar.
6. Frutas vermelhas
Morangos, maçãs, framboesas, cerejas, amoras e melancias são alimentos riquíssimos em vitamina C e antioxidantes. Na prática, contribuem para a manutenção da visão e combatem o desenvolvimento de doenças oculares.
Como consumir
Geleias, saladas, doces, mousses, sucos, tortas e bolos são as formas mais práticas de aproveitar todos os benefícios das frutas.
7. Azeites e óleos
Uma dieta com azeites e óleos ajuda a combater a vermelhidão, a ardência e a sensibilidade excessiva na região dos olhos. Dê atenção especial para os benefícios do óleo de linhaça e do azeite de oliva: ambos são fontes riquíssimas de ômega-3 e vitamina E.
Como consumir
Extremamente versáteis, ajudam a temperar, fritar, cozinhar e preparar as mais variadas receitas salgadas.
8. Alho e cebola
Você sabia que as propriedades presentes no alho e na cebola ajudam a diminuir a pressão arterial e prevenir o glaucoma? Os alimentos também são ricos em cálcio, fósforo e vitamina B e C, diminuindo os níveis de pressão alta e diabetes.
Como consumir
Deixe os temperos prontos de lado e invista nos ingredientes naturais – a sua saúde agradece!
9. Cenoura
Assim como a maioria dos alimentos alaranjados, a cenoura é fonte de vitamina A e betacaroteno, nutriente antioxidante que combate a cegueira noturna e protege a retina. Não à toa é um dos principais alimentos que melhoram a visão!
Como consumir
Utilize como base para saladas, petiscos, refogados, sopas, suflês e até receitas doces, como bolos e muffins.
Além das alterações no cardápio, a saúde dos olhos envolve acompanhamento médico, proteção solar e o uso de lentes e armações adequadas. Quer ficar por dentro? Assine a newsletter da Officina 7 e receba novos conteúdos diretamente na sua caixa de e-mail!