
Dicas para Elas
7 min
Usar os mesmos óculos de grau por muitos anos é um problema que extrapola questões estéticas. Mesmo que você não queira comprar um novo modelo, a manutenção é fundamental para garantir conforto no dia a dia e não prejudicar a saúde dos olhos.
Além de visitar um oftalmologista regularmente, alguns sinais podem ser observados. Quer saber se chegou a hora de trocar os óculos? Continue a leitura!
Um dos primeiros indícios de que os seus óculos antigos devem ser substituídos é a dificuldade para abrir e fechar a armação. Se ela parece estar enferrujada, enrosca no cabelo, não fecha direito ou está torta, vale a pena começar a procurar um novo modelo.
Os óculos de grau têm prazo de validade e, com o passar do tempo, os problemas começam a aparecer. Sabe aquela armação que deixa a região do nariz marcada? Pode ser que esteja na hora de trocá-la. O mesmo vale para óculos que apertam as orelhas, estão soltos e escorregadios ou pesam no nariz.
Não é normal que os óculos apertem ou fiquem soltos demais. Geralmente, é um sinal de que você precisa trocá-los!
Além de prejudicar a acuidade visual, lentes velhas não possuem o mesmo brilho e transparência do momento da compra. Esse é um dos sinais mais claros de que você precisa trocar as lentes, especialmente se ainda não chegou a hora de consultar um especialista.
Se você não consegue enxergar como antes ou precisa forçar os olhos para ler algo, seus óculos precisam ser revisados. Tente lembrar-se da sensação de colocá-los pela primeira vez. Está muito diferente de agora? Se sim, considere a troca.
Dores de cabeça, olhos irritados, dificuldade para enxergar e desconforto são alguns dos sintomas de quem precisa trocar os óculos de grau. Quando eles aparecem, é importante procurar um médico de confiança, pois a situação pode ficar mais séria.
Sente dores de cabeça ou dificuldades para enxergar? Procure um oftalmologista e troque os óculos velhos.
Os óculos de grau são feitos para todas as ocasiões, incluindo momentos de descontração. Se você os tira com frequência, talvez precise consertá-los ou chegou a hora de adquirir um novo par. Também é importante considerar se os óculos antigos ainda combinam com a sua personalidade e estilo.
O ideal é que você consulte um oftalmologista a cada seis meses ou um ano. Mesmo para quem vai manter a armação, a manutenção dos óculos garante que os problemas de visão não sejam agravados e que outros sintomas, como a dor de cabeça e o cansaço das vistas, não atrapalhem a rotina.
Chegou a hora de trocar os óculos? Não deixe de conferir as dicas que preparamos sobre como escolher novos óculos de grau. Para mais conteúdos informativos e guias de estilo atualizados, assine a newsletter da Officina 7. É totalmente gratuito!