Cuidados com óculos de sol: o que evitar na praia e na piscina
Os óculos de sol são indispensáveis o ano inteiro, e ainda mais no verão. Os dias de mar e piscina são um alívio ao calor, mas proteger a pele e os olhos dos raios ultravioletas, nocivos à saúde, é fundamental para curtir a temporada à vontade.
É por isso que os cuidados com óculos de sol na praia e na piscina são importantes para não danificar seu par de lentes favorito. Para te ajudar, selecionamos dicas valiosas e o que evitar para manter o acessório sempre novo. Olha só!
Deixar resíduos de sal e cloro
Sal, cloro e areia prejudicam lentes e armações, assim como bronzeadores e protetores solares. Quando o óculos entra em contato com algum desses materiais, é preciso fazer uma limpeza caprichada para eliminar qualquer resíduo.
Não fazer a limpeza adequada
Jamais enxágue os óculos com água do mar ou da piscina. A água salgada é corrosiva e pode causar danos irreparáveis nas lentes e na armação. Para uma limpeza profunda, correta e que não prejudique o material do acessório, lave com água corrente e sabão líquido neutro. Seque com um tecido macio e que não deixe pelinhos sobre a lente – os panos microfibra são ótimos para isso.
Deixá-los sob o sol
Sempre que não estiver usando os óculos, guarde-os nas caixinhas apropriadas, e longe da exposição direta ao sol. O calor excessivo pode causar uma distorção no quadro e desalinhar a armação. Coloque o acessório dentro da bolsa de praia e deixe-a à sombra.
Essa recomendação é válida também para quem tem o hábito de manter o óculos no painel ou no porta-luvas do carro.
O acetato, quando exposto a altíssimas temperaturas, pode perder a forma original, já outros materiais, como o metal, podem descascar, manchar e quebrar. O calor em excesso também é prejudicial ao revestimento das lentes.
Dispensar o estojo
E como guardar óculos de sol? Os cases rígidos e forrados com veludo são o tipo de caixa mais indicada. Embora sejam um pouco maiores e, às vezes, difíceis de caber em uma bolsa pequena, são os únicos estojos capazes de proteger totalmente o óculos contra arranhões e demais danos.
Ao usar esse tipo de caixa para guardar óculos de sol, envolva a lente no pano de microfibra para protegê-la ainda melhor. Outra recomendação é deixar as lentes viradas para cima.
Adiar a limpeza
Se você utiliza os óculos de sol diariamente, é preciso limpá-los sempre. O acúmulo de micropartículas de poeira na lente pode ocasionar riscos.
Na limpeza diária, você pode utilizar um spray antiestático que contenha álcool isopropílico e secar com uma flanela de microfibra. Já uma limpeza mais profunda pede água e detergente líquido neutro.
Atenção! Óculos com lentes espelhadas jamais devem ser higienizados com esses produtos, pois podem manchar e desbotar a lente. Para esses casos, use apenas água e uma flanela.
Usar lentes sem proteção UV
Utilizar lentes falsificadas e que não bloqueiam os raios UV aumenta o risco de danos nas córneas, o que pode levar a problemas de visão irreversíveis.
E tem mais: os óculos de sol não protegem somente a visão, mas também a pele ao redor dos olhos, que é mais fina e extremamente sensível. Como passar protetor solar na área dos olhos não é recomendado, em razão de irritações, a melhor forma de proteger essa região é usar óculos de sol.
Óculos com proteção UV filtram os raios ultravioletas, que são tão prejudiciais à pele e à visão.
Usá-los na cabeça
O hábito de colocar o óculos na cabeça, como uma tiara, eleva o risco de danificar a armação. Os parafusos podem ficar frouxos e até se soltar, desmontando o quadro e desajustando a posição das lentes.
Os modelos em metal, como aviador, redondo e hexagonal, podem desregular os ajustes das almofadas nasais.
Cuide dos seus acessórios e evite que a lente do óculos seja riscada ou manchada! Quer mais dicas semanais sobre tendências de moda e combinações de looks? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão direto no seu e-mail!
Top