Apesar das contínuas atualizações da moda eyewear, alguns formatos permanecem emblemáticos. É o caso dos óculos modelo gatinho, armação com cantos ressaltados que encanta o público feminino desde a década de 50.

Continue lendo para conhecer a história do shape gatinho, conferir inspirações clássicas e atuais e saber harmonizar com seu formato de rosto!

História do modelo gatinho

Idealizado pela designer e inventora Altina Schinasi, o formato ficou conhecido nos anos 50 como Harlequin ou Manhattan. Popularizou-se mais tarde, no início da década de 60, ao ser visto em algumas celebridades, como Audrey Hepburn, Marilyn Monroe e Grace Kelly.

Representando mais que um novo formato, os óculos gatinho transformaram a produção e o consumo da época. As armações, que até então focavam na funcionalidade, ganharam cores, matéria-prima e estilo, consolidando-se como verdadeiros elementos da moda.

Modelos clássicos

As versões originais do cat eye eram amplas, cobriam boa parte do rosto e possuíam as laterais mais elevadas. O estilo de óculos aparecia em cores neutras e materiais mais simples, sem grande flexibilidade.

Atualmente, as armações são aperfeiçoadas para garantir boa performance sem abandonar as características representativas do modelo. As novas armações – de grau e solares – também ganham cores, detalhes e mix de materiais.

Os modelos clássicos de óculos gatinho são perfeitos para mulheres elegantes, que precisam de certa formalidade no dia a dia ou buscam inserir elementos românticos no visual. Estampas e cores neutras, acessórios dourados e delicados e peças clássicas são indispensáveis no look.

óculos modelo gatinho - versões clássicas

  1. Óculos de grau Michael Kors Brickell MK4063 333251
  2. Óculos de sol Kate Spade Polarizado Daesha/S 0T4/LA-56
  3. Óculos de sol Prada Conceptual PR20US 1AB5S0-54
  4. Óculos de sol Michael Kors Paloma 1 MK2090 300587-55

Modelos modernos

Com o passar dos anos, os óculos modelo gatinho ganharam outras interpretações e tornaram-se mais adaptáveis. Na moda atual, aparecem em cores vibrantes, divertidas e urbanas, com formatos, materiais e combinações diversas.

Os óculos estilo gatinho de grau, por exemplo, podem ter armações estampadas e tamanho reduzido, com referências geométricas. Tons neutros também estão em alta, especialmente o branco, trazendo um ar minimalista ao acessório.

Os modelos repaginados são indicados para mulheres que gostam de seguir as tendências e não têm medo de ousar. Camisas com mangas bufantes, peças em tons chamativos e combinações de estilo – camiseta e alfaiataria, por exemplo – são algumas das principais ideias do street style.

óculos modelo gatinho - versões modernas

  1. Óculos de sol Vogue Special Collection By Gigi Hadid VO5237S W44/87-52
  2. Óculos de grau Bond Street Hyde Park 9039 008-50
  3. Óculos de sol Moschino MOS 006/S C9A/IR-52
  4. Óculos de sol Vogue Special Collection By Gigi Hadid VO5237S W7458E-52

Formatos de rosto

A principal dúvida de quem quer investir em um novo modelo é: os óculos estilo gatinho combinam com que tipo de rosto? Felizmente, eles funcionam para a maioria dos formatos, justificando o sucesso conquistado ao longo das décadas. Veja algumas particularidades de cada rosto que podem facilitar a escolha:

  • Rosto redondo: os óculos estilo gatinho para rosto redondo são idealmente mais grossos e inclinados, elevando o semblante e criando mais ângulos.
  • Rosto quadrado: para equilibrar as proporções, os modelos sugeridos devem ter armações redondas e delicadas.
  • Rosto triangular: se o volume é maior na região do queixo, escolha óculos mais angulares e com as pontas bem chamativas.
  • Rosto oval: em razão do equilíbrio de proporções, fica bem com a maioria dos modelos, desde os pequenos aos oversized.

Atravessando gerações e incrementando visuais, os óculos modelo gatinho são a prova de que um acessório pode dizer muito sobre o seu estilo. Acesse a loja online da Officina 7 e confira a melhor seleção de armações do mercado! 🕶️👓

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*