Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Lentes de contato: dicas e cuidados de manutenção e limpeza

Reading Time: 3 minutes

As lentes de contato eram consideradas artefatos de luxo, sendo usadas para fins cosméticos e estéticos. Atualmente, recebem funções corretivas, terapêuticas e são acessíveis para maioria da população.

As lentes permitem a correção de todos os graus, para miopia, astigmatismo, hipermetropia, entre outras disfunções visuais. Elas têm se tornado uma alternativa prática para quem necessita recuperar a visão, mas não se adapta ao uso dos óculos de grau.

Antes de comprar ou começar a usar seu par de lentes de contato, confira as dicas e os cuidados iniciais para que elas durem por muito mais tempo. Veja!

Como manusear as lentes?

As lentes de contato podem causar irritações e infecções oculares, por isso, antes de manusear, é essencial higienizar bem as mãos, de preferência com sabonete sem perfume. Antes de colocá-las, certifique-se que o ralo da pia esteja vedado com a redinha que acompanha o produto, evitando acidentes.

mulher colocando lentes de contato

Ao manipular as lentes de contato a dica é retirar uma de cada vez do estojo para não confundir e trocar a direita pela esquerda.

E a limpeza?

As lentes devem ser higienizadas antes e depois do uso, só assim se pode evitar o contato de micro-organismos responsáveis por causar infecções. Para limpar, deve-se utilizar a solução específica.

Posicione uma das lentes na palma das mãos, pingue algumas gotas da solução e friccione levemente com os dedos até remover os resíduos. Em seguida, faça o mesmo procedimento com a outra lente.

A limpeza deve ser feita antes de colocá-las nos olhos e, ao final do dia, deve ser feito o mesmo procedimento para devolvê-las ao estojo. É importante que o recipiente seja higienizado com a solução adequada.

Como colocar e tirar as lentes de contato?

Com mãos e lentes bem higienizadas, é hora de colocá-las confortavelmente. Pegue uma delas e posicione em seu dedo indicador. Verifique se a lente está do lado correto. Com a outra mão, segure a pálpebra superior para que você não pisque.

Olhe para cima e coloque a lente suavemente na parte branca do globo ocular. Feito isso, pisque várias vezes até ela centralizar. Repita o processo com o outro olho.

Para entender o passo a passo, confira o vídeo explicativo da Acuvue, marca especialista em lentes de contato:

Para tirar as lentes, você deve higienizar e secar bem as mãos. Em seguida, olhe para cima e, cuidadosamente, puxe a parte inferior da pálpebra para baixo. Com o dedo indicador, toque a superfície da lente e deslize para a parte branca dos olhos.

Faça uma pinça com os dedos indicador e polegar e, então, remova a lente. Repita o processo com o outro olho. Se as lentes de contato são descartáveis, jogue no lixo, caso contrário, faça o processo de limpeza inicial.

Assista ao vídeo explicativo da Acuvue:

Como armazenar?

As lentes de contato devem ser armazenadas em estojos específicos com a solução líquida indicada pelo fabricante ou oftalmologista, jamais com água corrente ou outro tipo de substância líquida.

Aliadas das pessoas que procuram corrigir a visão sem o uso da armação de grau, as lentes de contato promovem a melhora da saúde ocular e podem atuar de forma terapêutica ou estética.

Seguindo as dicas e cuidados, é possível fazer com que elas durem por muito mais tempo. Ainda assim, lembre-se que cada lente de contato possui uma validade, portanto, respeite a data indicada pelo fabricante.

Clique no banner e confira os melhores preços e marcas de lentes de contato na loja online da Officina 7. Não perca!

comprar-lentes-de-contato

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio