Se você chegou até aqui, é porque certamente quer saber como cuidar da saúde dos olhos. Então, aproveite as dicas e informações deste blog, e fique a vontade para comentar e compartilhar.

Os olhos são nossos órgãos responsáveis por toda imagem que captamos. Ver o mundo, as cores e a luz por meio da visão é parte do que construímos em nossas memórias. E Como cuidar da saúde dos olhos para evitar problemas com a visão?

Pontuamos 6 dicas para que você conheça alguns dos cuidados.

1- Evite coçar os olhos
Por vezes os olhos ficam irritados, e alguns fatores contribuem, como cansaço, alergia, poeira, poluição, além de bactérias e vírus como conjuntivite. A coceira dos olhos deve ser aliviada com lubrificação por meio de colírios, ou umidificação com água gelada, os quais são destinados para isso.

2- Fuja dos óculos de sol sem proteção nas lentes (UVA-UVB)
Óculos de sol protegem os olhos. A exposição ao sol, defendida por especialistas como uma exposição segura à saúde, é antes das 10h e após 16h, portanto no intervalo destes horários é onde acontece a maior incidência de raios UVA/UVB que absorvidos em excesso podem ser perigosos e até mesmo fatal. Esta longa e intensa exposição pode causar inflamação nas córneas, chamada de ceratite ocular, causando dor, vermelhidão e irritação nos olhos. Também aumenta as chances do desenvolvimento de cataratas, câncer de pele nas pálpebras, entre outras complicações.
Por isso o uso dos óculos de sol sem essas proteções nas lentes é tão nocivo e prejudicial à saúde dos olhos.

3- Lave bem os olhos
A higienização é um dos métodos fundamentais de como cuidar da saúde dos olhos, necessária para a remoção das bactérias, poluição, vírus, maquiagens e vestígios de poeira dos ambientes frequentados durante o dia.

4- Lentes dos óculos limpas
É indicado que as lentes dos óculos sejam renovadas uma vez a cada ano, pois os riscos podem dificultar a visão, fazendo com que force a vista para enxergar o assunto. Além da troca das lentes, é importante que estejam sempre limpas e higienizadas da forma correta para evitar danificação.

5- Controle os níveis de açúcar
A alta concentração de glicose no sangue desenvolve um grupo de doenças chamadas Diabetes, que em casos mais graves leva à cegueira e até a morte. A falta do acompanhamento e cuidado na saúde da pessoa diabética pode ocasionar retinopatia diabética, e causar um edema macular que é o acúmulo de líquido na região mais importante da visão.

6- Não use óculos com grau inapropriados a sua necessidade
A utilização de óculos com grau que não é o indicado a sua necessidade pode trazer efeitos colaterais como dores de cabeça, náuseas, tontura, irritabilidade e estresse aos olhos.
É indicado que anualmente procure um especialista oftalmo, o famoso “oculista”, para que verifique se suas lentes e o grau estão atendendo bem as disfunções de sua vista.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*