Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Saiba porque é importante fazer o exame de vista completo

Reading Time: 3 minutes

A visão é um dos sentidos essenciais para a vida, por isso, é imprescindível realizar exames oftalmológicos regularmente para acompanhar o estado de saúde ocular. Ele ajuda a detectar problemas e doenças relacionadas à retina, pupila, córnea, entre outros aspectos da visão.

Mas você sabe qual a importância e a frequência ideal para realizar o exame de vista completo? Confira orientações do profissional!

Qual a importância de fazer o exame de vista completo?

O médico oftalmologista é responsável por realizar diversos testes para detectar se há alguma disfunção visual, e, se caso encontrar algum problema, o especialista irá prescrever o melhor tratamento, bem como o uso de lentes corretivas.

exame de vista completo

Segundo o doutor. Roberto Debski, clínico geral especialista em homeopatia, para manter a saúde dos olhos em dia, é preciso fazer visitas regulares ao especialista, pois a visão também sente o processo de envelhecimento. “O oftalmologista poderá acompanhar a saúde ocular, ensinar a prevenir e tratar as doenças quando existentes, preservando a visão do paciente”, ressalta.

Quando fazer o exame?

A partir dos cinco anos de idade a criança já possui uma formação ocular completa, como a do adulto, por isso, é importante que os pais levem seus filhos desde cedo para fazer o exame de vista completo, a fim de prevenir e detectar possíveis doenças congênitas como o glaucoma. “Quanto mais precocemente o médico atuar, maior a chance de manter uma visão saudável por toda a vida”, certifica o doutor Debski.

Na fase adulta, a partir dos 40 anos, o exame periódico é fundamental para cuidar da saúde ocular, garantindo um bom desempenho no trabalho e nas tarefas do dia a dia. Nas consultas, o especialista irá avaliar se houve alguma alteração no sentido visual devido ao processo de envelhecimento.

exame de vista completo

Se os exames forem realizados regularmente na fase adulta, diagnosticando e prevenindo possíveis problemas desde o início, quando o indivíduo chegar na terceira idade — etapa da vida em que surgem os principais problemas que comprometem a visão —, o tratamento precoce evitará a perda do sentido.

Quais doenças podem ser detectadas?

Com um simples exame, uma série de doenças que afetam o olho e a visão podem ser detectadas, como glaucoma, uveíte, catarata, conjuntivites, presbiopia, descolamentos e alterações na retina.

O oftalmologista Roberto Debski menciona outros problemas que podem ser constatados, decorrentes de doenças como o diabetes mellitus e hipertensão arterial: “Esses problemas neurológicos afetam a visão e outras condições raras que podem ser tratadas adequadamente”, afirma.

Faça um teste em casa

O Admira Visión, centro referência em oftalmologia localizado em Barcelona, disponibilizou um teste de visão que pode ser feito em casa. Os resultados são de caráter orientativo e não substituem o exame feito com o oftalmologista.

Confira as instruções:

  • Posicione-se a 3,5 metros de distância do monitor;
  • Olhe para a imagem abaixo e tape o olho esquerdo, sem pressionar;
  • Tente ler as letras da imagem, de cima para baixo;
  • Em seguida, encubra o olho direito e faça o mesmo procedimento;
  • Caso use óculos ou lentes, realize o teste usando os acessórios.
exame de vista completo

Foto: Admira Visión / Divulgação

 

Se conseguir ler até a última linha com os dois olhos, é sinal que sua visão não foi comprometida, caso tenha sentido alguma dificuldade, é indicado marcar uma nova consulta com o oftalmologista.

O exame de vista completo deve ser feito periodicamente, seja na infância, fase adulta ou na terceira idade. Cuidar dos olhos é essencial para a saúde. Preserve sua visão e mantenha uma boa qualidade de vida!

Leia também:

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio