Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como tratar conjuntivite mais rápido? Confira dicas

Reading Time: 3 minutes

Além das infecções respiratórias, o inverno pode trazer outra doença contagiosa muito comum no Brasil: a conjuntivite.

No geral, a inflamação da conjuntiva pode ocorrer nas duas membranas externas do globo ocular, dando sensação de areia nos olhos e causando lacrimejamento e coceira.

Esse tipo de doença causa desconforto e exige dias de isolamento em casa, visto que pode ser facilmente transmitida às pessoas que estão ao redor. Leia o post e descubra como tratar a conjuntivite mais rápido, bem como evitar que o contágio aconteça. Confira as dicas!

Conheça os tipos e sintomas

A explicação do médico Roberto Debski para o aumento de conjuntivite no inverno é a mesma para as infecções respiratórias: “como ficamos mais tempo em ambientes fechados e em aglomerações, doenças altamente contagiosas podem surgir”, afirma.

como tratar conjuntivite mais rápido

Existem três tipos de conjuntivite, a bacteriana, viral e alérgica. O Dr. Roberto Debski explica quais os principais sintomas para os três tipos de conjuntivite, confira:

  • Viral: apresenta olhos lacrimejantes e vermelhos, pálpebras inchadas, ardência, aversão à luz, visão um pouco turva e secreção ocular transparente, além da sensação de areia ou corpo estranho nos olhos. O tratamento costuma durar quinze dias
  • Bacteriana: mais comum no verão, é caracterizada por uma secreção ocular amarelada e costuma desaparecer em uma semana. Tanto a viral como a bacteriana exigem o afastamento do trabalho, escola e demais atividades
  • Alérgica: pode acontecer o ano inteiro e tem como principais causas a poluição, produtos de maquiagem, sabonetes, entre outras.

Saiba como evitar

Para evitar o contágio da conjuntivite é essencial ter cuidados higiênicos, como lavar as mãos com frequência, principalmente quando chegar em casa ou no trabalho. Também é importante ter cautela e se higienizar antes de manusear alimentos, se certificando que as mãos estão limpas para preparar refeições e comer.

Para o Dr. Debski, é importante que as pessoas evitem colocar as mãos nos olhos quando estiverem na rua ou em casa: “é uma maneira eficaz de se prevenir da conjuntivite” afirma.

Como tratar?

O uso de colírios podem aliviar e ajudar tratar a conjuntivite mais rápido, porém, qualquer medicamento deve ser usado somente após a recomendação médica, devido a algumas substâncias que prejudicam ainda mais a infecção.

como tratar conjuntivite mais rápido

Foto: Nick de Partee

Os óculos escuros também podem diminuir os sintomas, principalmente quando é preciso sair de casa, visto que os olhos ficam sensíveis a luz do dia e propensos a irritação. A armação ainda ajuda a proteger a visão de sujeiras e poeiras!

Posso usar lentes de contato?

As lentes de contato podem acumular diversas bactérias ao longo do dia, por isso, não é recomendado o uso da mesma durante a inflamação da conjuntiva.

Além de agravar a doença, o uso da lente de contato nesse período infeccional causa o atraso da recuperação. Por isso, aos primeiros sinais dos sintomas, é recomendado retirar a lente imediatamente.

A conjuntivite tem caráter contagioso, problema recorrente no Brasil. Apesar da facilidade de ser transmitida, a doença é fácil de ser tratada. Também é possível evitar a contaminação, tomando alguns cuidados básicos de higiene, tanto pessoal como no preparo de alimentos.

Caso esteja sentindo um corpo estranho nos olhos, procure um oftalmologista de confiança imediatamente. Evite a automedicação, pois além de apresentar riscos, existem tratamentos específicos para cada tipo de conjuntivite.

Gostou do conteúdo? Leia também:

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio