Proteger os olhos é tão importante quanto cuidar da saúde do corpo e da mente. Os danos causados pelos raios solares ou mesmo pelas luzes das telas do smartphone e computador são cumulativos e progressivos, ou seja, podem aumentar ao longo da vida.

Neste post, reunimos algumas soluções de como proteger os olhos, seja contra os raios solares ou a fadiga ocular. Confira!

Use óculos escuros com proteção UVA/UVB

A maneira mais eficiente e estilosa de proteger a visão contra raios solares é usando óculos escuros com proteção UVA e UVB. Atualmente, algumas lentes recebem tecnologia UVC, que blindam até os efeitos da camada de ozônio.

Entretanto, nem todos os óculos de sol seguem especificações de segurança que protegem os olhos, por isso é importante verificar se eles são originais. Mesmo se o produto de segunda linha for parecido com o genuíno e tiver um preço atrativo, a qualidade das lentes certamente é inferior.

Quando usamos óculos escuros, as pupilas se dilatam devido à penumbra causada por eles. Se a lente não tiver proteção UVA e UVB, os raios solares penetram e agridem a visão.

Por isso, na hora de escolher seus óculos, prefira marcas que garantem proteção. Lentes que seguem as especificações de segurança previnem o desenvolvimento de doenças oculares, como catarata e pterígio.

Os óculos escuros retrô estão em alta e protegem os olhos. Modelos de metal, acetato colorido ou que carregam shapes vintage, como round, gatinho e hexagonal, são apostas do momento.

como proteger os olhos

  1. Ray Ban Hexagonal
  2. Bond Street Tower
  3. Havaianas Trancoso
  4. Dolce e Gabbana

Viseira complementa a proteção solar

As viseiras foram desenvolvidas originalmente para prática de esportes e modalidades ao ar livre, mas como a moda sportwear está de volta, é possível encontrá-las em diferentes situações, como piscinas, praias ou mesmo complementando looks do dia a dia.

O acessório ajuda a proteger parte do rosto e também os olhos, mas se a exposição ao sol acontecer nos horários de pico, entre 10h e 16h, é recomendado usar a viseira como complemento dos óculos, afinal, alguns tecidos não oferecem blindagem contra radiação solar.

como proteger os olhos

Foto: Getty Images

Proteja-se contra a fadiga ocular

A fadiga ocular é cada vez mais recorrente devido ao uso excessivo de smartphones e computadores. Ela pode começar com dor de cabeça ou coceira nos olhos e evoluir para visão embaçada, dificuldade em focar a determinada distância e olhos secos.

Quando passamos muito tempo em frente ao computador ou qualquer outra tela, é comum piscar com menos frequência. Isso acontece porque as telas nos levam a focar por muito tempo no mesmo ponto. Esse movimento involuntário dos músculos da pupila causa, ao longo do dia, ressecamento, cansaço e os sintomas descritos acima.

como proteger os olhos

Foto: Imaxtree

Para evitar fadiga ocular, listamos algumas orientações de como proteger os olhos:

  • A cada duas ou três horas em frente às telas, descanse os olhos por aproximadamente dois minutos, olhando para uma distância maior que seis metros;
  • Ajuste a iluminação do ambiente e da tela para diminuir o esforço ocular;
  • Quando estamos diante das telas do computador ou celular, piscamos 60% menos. Esse movimento é involuntário, por isso lembre-se de piscar;
  • Tenha no ambiente umidificadores de ar, eles podem aliviar a visão;
  • Noites bem dormidas asseguram descanso dos olhos;
  • Ter alimentação saudável rica em ômega-3, luteína, zinco e vitaminas contribui para a saúde ocular;
    Use óculos de grau com lentes multifocais e que protegem da radiação das telas.

Visite o oftalmologista

É essencial consultar o oftalmologista e fazer exames regularmente para manter a saúde dos olhos em dia. Muitas doenças oculares podem ser evitadas se descobertas no início.

Agora que você já sabe como proteger os olhos seja no verão, contra raios solares, ou mesmo evitando a fadiga ocular devido ao uso excessivo de computadores e smartphones, acesse a loja online da Officina 7, revenda autorizada das melhores marcas nacionais e internacionais, e confira os óculos de sol com garantia de proteção!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*