Os óculos de sol são aqueles acessórios que a maioria das pessoas não vive sem. Além de levantar qualquer look, eles protegem a visão contra os raios UV. Cuidar do óculos de sol é uma maneira de prolongar a vida útil do acessório, afinal quando investimos numa armação de qualidade queremos usá-la por anos.

Neste post, listamos alguns cuidados com óculos de sol, que vão da preservação à manutenção. Seguindo essas dicas, você garante a qualidade e durabilidade do seu acessório, permitindo que ele seja usado por muitos anos e faça o investimento da peça valer a pena. Confira!

 

1. Guarde na caixinha

Quando não estiver usando o óculos de sol, tenha o hábito de guardá-lo na caixinha. Armazená-lo da maneira correta é muito importante para evitar riscos e danos. Portanto, nunca deixe os óculos soltos dentro da bolsa ou no carro.

Cases de óculos que possuem proteção anti-impacto ou são feitas em materiais mais resistentes são as melhores opções. Verifique se a parte interna é forrada, para que as lentes não sejam riscadas ao colocar e retirar os óculos da case.

cuidados com óculos de sol

Foto: Devin Avery

Acessórios que ajudam proteger os óculos de sol: capa protetora, flanela de microfibra, porta óculos veicular e cordão sicurezza.

2. Mantenha os óculos limpos

Manter os óculos de sol limpos é um hábito que deve ser incluído na rotina. Lentes com acúmulo de micro partículas de pó, abrem caminho para que mais sujeiras entre em contato com as superfícies, podendo riscá-las.

Utilize produtos que ajudam na limpeza, como sprays antiestáticos, que contêm álcool isopropílico, flanelas de microfibra e, de vez em quando, faça uma limpeza profunda com água e detergente líquido neutro.

Em lentes espelhadas, nunca use esses produtos de limpeza, porque eles contêm substâncias que podem manchar e desbotar os óculos. Neste caso, utilize apenas água e uma flanela apropriada.

cuidados com óculos de sol

Foto: Daniel Lincoln

3. Evite temperaturas elevadas

A exposição prolongada ao sol pode danificar os óculos. Guardá-lo no porta-luvas do carro exposto ao calor do sol, por exemplo, pode acarretar deformações na estrutura da armação.

O acetato, que compõe maioria dos óculos, é moldável às altas temperaturas, já outros materiais podem rachar, descascar e quebrar. O calor excessivo também prejudica o revestimento das lentes.

4. Manuseie com as duas mãos

Manusear a armação somente pela haste lateral pode entortar ou estragar os óculos, portanto, manuseie com as duas mãos. Não aplique força excessiva, mas tenha firmeza ao colocar e retirar os óculos, tanto da face, quanto da case. Por ser um produto delicado, uma queda simples pode inviabilizar o uso.

cuidados com óculos de sol

Foto: Katarzyna Kos

5. Não coloque na cabeça

Algumas pessoas têm o hábito de colocar os óculos na cabeça. Se a atitude for recorrente, é muito provável que em algum momento a armação seja danificada. Outro problema é que essa prática desalinha a estrutura frontal e compromete o posicionamento as lentes, portanto, evite!

6. Ajuste periodicamente

Levar os óculos para uma revisão periódica em uma ótica de sua confiança é fundamental para maior durabilidade do produto. Com o uso, as hastes podem afrouxar e os parafusos espanar. Por isso, leve a peça em uma ótica para o profissional especializado informar se é necessário receber ajustes. Essa atitude preserva e, consequentemente, amplia a vida útil do acessório.

cuidados com óculos de sol

Foto: Imaxtree

7. Cuidados com a lente

Zelar pelas lentes faz parte dos cuidados com óculos de sol, visto que essa superfície é a mais importante do acessório. As lentes são responsáveis por proteger a visão dos raios UV e bloquear partículas de sujeiras que podem entrar em contato com os olhos. Faça limpeza periódica com produtos apropriados, evitando o acúmulo de sujeiras ou manchas.

Nunca repouse seus óculos em cima de alguma superfície com as lentes para baixo e hastes para cima. Se não foi possível guardá-los na capa protetora, deixe as lentes longe de objetos e superfícies que possam danificá-las. .

Cuidar da armação e das lentes é um hábito simples, mas que precisa ser inserido no cotidiano, para que o acessório proteja a visão de maneira maximizada.

Além de todos os cuidados necessários, escolher um produto de qualidade é o primeiro passo para que os óculos durem por muito tempo. A Officina 7 é uma loja virtual especializada nesse segmento, trabalhando com marcas que são referência no mundo todo. Clique no banner e confira!

cuidados com óculos de sol

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*