Estilo e elegância: saiba como escolher óculos de sol masculino

O óculos de sol é um dos principais acessórios do guarda-roupa masculino, pois oferece um plus ao look, visto que os homens não possuem tantos acessórios para complementar o visual. Ele se tornou item indispensável para garantir uma aparência imponente, além de proteger a visão dos raios UV.

Sem dúvidas, o homem fica mais atraente usando a peça, mas para isso é preciso acertar na escolha. Caso você tenha dúvidas a respeito de como escolher óculos de sol masculino e também combinar a peça de acordo com ocasião, confira nossas dicas.

De acordo com formato do rosto

Antes de sair pesquisando todos os óculos disponíveis no mercado – que são inúmeros -, saiba qual o formato do seu rosto. Dependendo da sua estrutura óssea, é possível escolher a peça mais assertiva e poupar seu tempo na busca pelo modelo ideal, mesmo porque provar diversos acessórios pode confundir ou mesmo desanimar na procura.

Fizemos um resumo rápido dos formatos do rosto e dos modelos que melhor se encaixam de acordo com as proporções. Olha só:

  • Rosto quadrado: armações arredondadas ou ovais.

como escolher óculos de sol masculino

  • Rosto redondo: armações retangulares ou quadradas que afinam e emagrecem a face.

como escolher óculos de sol masculino

  • Rosto oval: não existe restrição, todos os modelos podem combinar.

como escolher óculos de sol

  • Rosto coração: armações arredondadas.

como escolher óculos de sol masculino

Conforme seu estilo pessoal

Após conferir quais modelos são mais indicados para o formato do seu rosto, é importante pensar também no seu estilo. Reflita qual modelo traduz a sua personalidade, para não combinar uma vestimenta clássica com um óculos esportivo de borracha, por exemplo.

Se for o caso, tenha dois óculos, um para trabalhar – que harmonize com peças formais – e outro esportivo, para praticar exercícios físicos no fim de semana. Portanto, a dica é: descubra seu estilo e complemente-o com acessórios.

como escolher óculos de sol masculino
Foto: Tyler Nix

Qual cor escolher?

Outro aspecto que devemos considerar são as cores. Cada pessoa possui características únicas, por isso, é importante refletir quais tonalidades combinam com você de acordo com a colorimetria da pele, um estudo que identifica o tom e o subtom da derme.

Confira um pouco das teorias desse complexo estudo, que complementa o trabalho de diversos profissionais, como maquiadores, cabeleireiros e até personal stylist, que atuam com as cores para ajudar pessoas a melhorarem a aparência.

O tom é a primeira cor que enxergamos da pele. Ele é classificado pela escala de tons mais perto do branco ou do preto, podendo ser claro, médio ou escuro. O subtom é a cor de fundo da cútis (amarelado, esverdeado, neutro e azulado).

Para descobrir se sua pele harmoniza com cores quentes, frias ou neutras, faça o teste básico da derme. Pegue acessórios que você tem em casa, vista-os e compare qual tom combina melhor com a sua pele.

  • Acessório prata: cores frias.
  • Acessório dourado: cores quentes.
  • Ambos: cores neutras.

qual cor combina comigo

De acordo com ocasião

Existem óculos de diversos modelos para as diferentes ocasiões. A armação de metal com plaqueta nasal, por exemplo, não é indicada para a prática de esportes, por ser desconfortável no momento do exercício. Ela não adere à pele como o modelo curvado e emborrachado.

Já se a ocasião é formal, como um casamento ao ar livre, recomendamos modelos clássicos, como o aviador, quadrado reto ou o modelo retrô, que mescla materiais, como acetato e metal. Se o evento é uma festa despojada à luz do dia, aposte em modelos retangulares, estilo wayfarer, seja colorido ou com lente espelhada.

como escolher óculos de sol masculino
Foto: Atikh Bana

Conheça mais sobre esses e outros modelos mais usados pelos homens e saiba como escolher óculos de sol masculino:

  • Aviador

O aviador é um clássico. Como o nome diz, foi criado em 1937 pela Ray Ban para pilotos de avião. O sucesso foi tanto, que o modelo deixou de ser exclusivo ao nicho da aviação e passou a ser usado e amado por homens e mulheres de todo o mundo.

  • ClubMaster

Depois do aviador, por volta dos anos 50, a Ray Ban lançou mais um óculos icónico: o ClubMaster. Esse modelo vintage é descolado e hoje, é possível encontrá-lo em diversas cores para homens e mulheres.

como escolher óculos de sol masculino
Foto: Maria Badasian
  • Rounded

Óculos redondos são peças vintage, vindas diretamente da psicodelia e do rock dos anos 70. Muito populares na época, hoje em dia eles receberam status fashion, compondo diversos looks de homens que gostam de estar antenados ao universo da moda.

  • Óculos mini

Você já deve ter visto homens usando óculos mini de sol, seja em revistas ou em redes sociais. Pois é, esse modelo dos anos 90 está de volta e, para homens que gostam de carregar informação de moda no visual, ajudam a compor looks ultraestilosos.

como escolher óculos de sol masculino
Foto: Dorian Hurst
  • Lente única

A lente única, conhecida também como modelo máscara, que mais se parece com óculos de esquiar, fez muito sucesso no começo dos anos 2000, seja nas festas rave ou entre os jovens clubbers da época. Aos poucos, o modelo que foi considerado cafona por um bom tempo, está voltando como tendência.

como escolher óculos de sol masculino
Foto: Imaxtree
  • Espelhados

As lentes espelhadas podem ser encontradas no estilo esportivo, retrô e clássico. Por ser um óculos que chama mais atenção que os outros, é importante saber harmonizar todos os itens do visual, desde a camiseta ao tênis, para não exagerar na informação.

Os acessórios são responsáveis por traduzir sua aparência, e saber como escolher óculos de sol masculino com certeza faz diferença na hora de compor um visual assertivo e atraente.

Confira os modelos de óculos disponíveis em nossa loja virtual, referência em qualidade e entrega. Clique no banner e aproveite!

como escolher óculos masculino